NOVA IORQUE RESSONÂNCIA

(2006)

 inversão dos sistemas de vigilância

A versão de 2006 foi proposta para acontecer na prefeitura da cidade de Nova Iorque. Câmeras de segurança são instaladas em pontos estratégicos dentro do prédio, incluindo a sala do prefeito. A ideia é que a imagens sejam capturadas em preto e branco e expostas via internet, em tempo real, na Times Square e na Estação City Hall. As imagens também podem ser acessadas de qualquer lugar, a qualquer hora pelo site criado especialmente para projeto. Ressonância confronta as relações entre público e privado, por meio da inversão do sistema de vigilância.

O conceito de “transparência” e “revelação” do que está oculto, transformando-se em público, é oportuno, especialmente, em locais de administração da esfera pública. Seria a inversão do poder de vigilância, o povo deixa de ser vigiado pelo Estado e passa a vigiá-lo, afinal, são os agentes do Estado, que são pagos com dinheiro do povo para administrar o bem público.

Essa reflexão é propícia aos novos tempos em que vivemos sobre constante vigilância, enquanto os atos do Estado permanecem obscuros.